Sites Grátis no Comunidades.net
  G.R.E.S. UNIÃO DE JACAREPAGUÁ  
HISTÓRIA DA UNIÃO

A União de Jacarepaguá nasceu da fusão de duas famosas escolas de samba que existiam na localidade de Jacarepaguá: a Corações Unidos de Jacarepaguá, na época representada por Aloysio Domingos da Cruz e Vai se quiser, que tinha como presidente Júlio Pinto. Os grandes incentivadores desta fusão foram Joaquim Casemiro da Silva (o famoso Calça Larga, do Salgueiro), Hermes Rodrigues, Ministrinho, Lourival Cassado, todos da Mangueira e Expedito Silva, da Portela.
A primeira sede, Rua Bruges, 62 depois ensaiou também num terreno na Rua Cândido Benício quase esquina da Rua Capitão Menezes, no Esporte Clube Paramares, no Clube 28 de Agosto, nos campos do Nova América Rio-São Paulo e atualmente na Estrada Intendente Magalhães 445, em Campinho.
Foi a primeira escola de samba a receber a visita de um chefe de Estado, pois esteve lá o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Muitos nomes do samba como Paulinho da Viola, Joaquim Casemiro da Silva (Calça Larga do Salgueiro), o mestre-sala Ari da Portela, o mestre André (da Mocidade, na qual a bateria da União era a melhor da cidade), o passista Jerônimo da Portela e o intérprete Davi do Pandeiro já defenderam as cores da União em carnavais passados.
De 1957 a 1965, apesar de não conseguir boas colocações, manteve-se, a escola, no desfile principal. A partir de 1966, não mais conseguiu sair dos grupos intermediários e inferior.
Após anos passando pelos Grupos de Acesso, em 2001 a escola sobe do Grupo B para o Grupo A. Em 2004, a escola consegue um honroso 4º lugar.
Depois do rebaixamento em 2005, a União vem se mantendo no Grupo B.
 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net